segunda-feira, 25 de agosto de 2008

SER FIEL ÀQUELE QUE NOS CONFIA UMA MISSÃO

XXI Domingo do Tempo Comum

Existe uma história de um rei que designou um administrador para o seu palácio, alguém que tinha o poder de controlar as pessoas que entravam e saíam do palácio como também de toda a fortuna daquele palácio. Porém este administrador se corrompeu. Esta é a leitura do livro do profeta Isaías (Isaías 22, 19-23) que acabamos de ouvir. O profeta denuncia este administrador infiel que estava roubando do povo e que por isso seria destituído de seu posto. Publicamente este homem é destituído e seu sucessor, recebe as chaves do palácio. Eliacim um servo de Deus assume este lugar, pois era considerado um homem íntegro, fiel e íntimo de Deus.
Nos versículos seguintes que não estão contidos na leitura de hoje percebemos que também Eliacim se corrompeu...
Isso não é um discurso político, é a Palavra de Deus proclamada para nós hoje. Podemos perguntar: mas como esse que também era fiel e íntegro se corrompeu? Se corrompeu porque não perseverou, perdeu a meta, o alvo, se desviou do seu Deus.
Esta é a chave de leitura para compreendermos o Evangelho (Mateus 16, 13-20). Primeiro Jesus pergunta: o que dizem o povo quem eu sou? Mas em seguida pergunta para os seus mais íntimos: e vós quem dizeis que eu sou? Entendemos que alguém íntimo é aquele que se revela, se expõe ao outro, só assim podemos dizer que conhecemos intimamente alguém. Pedro representante dos apóstolos faz sua profissão de fé e recebe a chave com o poder de ligar e desligar. A Palavra nos provoca: Quem é Jesus Cristo para você? Um homem interessante, alguém que fez coisas incríveis, um cara legal, e tantos significados que ouvimos por aí... Deus é 10...
Deus confia a cada um de nós bens para administrarmos. A cada um é dada uma chave. Como temos cuidado do que Deus nos confia?
Síntese da homilia do Pe Luciano de 24/08/08 - 19 h - XXI Domingo do Tempo Comum

Nenhum comentário:

Postar um comentário