domingo, 30 de setembro de 2007

CONQUISTAR A VIDA ETERNA


No dia dedicado a Bíblia, o apelo de Deus para todos nós é que administremos bem a nossa vida, os nossos bens para conquistarmos a vida eterna. Neste XXVI Domingo do Tempo Comum o Evangelho segundo São Lucas, na parábola do homem rico, nos leva a refletir sobre a brevidade da vida. Começamos a morrer quando nascemos. Aqui, nesta vida terrena, construímos o nosso céu ou o nosso inferno.
Como diz o profeta Amós 6, 1: "Ai dos que vivem despreocupadamente em Sião, os que se sentem seguros nas alturas da Samaria!"Ai de nós se não olharmos a nossa volta, não percebermos os necessitados tão próximo de nós.
A parábola longe de fazer um juízo moral, de decretar o inferno para os ricos e o céu para os pobres, ela quer mostrar que se não administrarmos o que Deus nos deu em favor do próximo de nada adiantará a riqueza. Os bens que temos sejam materiais ou não, são para o proveito comum. Não basta acreditar em Jesus Cristo é preciso concretizar a nossa fé, dar sentido à nossa vida.
Se cada um se comprometer partilhando seus bens, seu talento, poderíamos mudar muita coisa.
O Reino de Deus é o da partilha. Esta é a proposta de Jesus Cristo.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O ELOGIO A ESPERTEZA

Neste XXV Domingo do Tempo Comum a Palavra de Deus através do Evangelho segundo Lucas 16, 1-13 apresenta Jesus elogiando o administrador desonesto. Será que Jesus é a favor da desonestidade? Claro que não! Salientamos que o elogio se faz porque aquele homem agiu com esperteza diante de uma situação difícil, visto que o patrão havia descoberto seu roubo. Usou de esperteza para fazer amigos, para ter quem o acolhesse na dificuldade.
É necessário orações de súplica e ação de graças por todos os homens, para que administrem e governem com justiça e todos vivam com dignidade. É esse o apelo da I Carta de São Paulo a Timóteo 2, 1-2. A Palavra nos exorta que é preciso ter habilidade na administração dos bens do reino de Deus. Que façamos dos bens que Deus nos confiou, sejam quais forem, instrumentos na arte de fazer o bem para o nosso próximo.
Amados irmãos, que possamos ser bons administradores dos nossos talentos. Assim seja!

23/09/07 - ENCONTRÃO DOS CÍRCULOS BÍBLICOS "TEMPO DE CULTIVAR"

A Paróquia São Geraldo Magela se fez presente no Encontrão dos Círculos Bíblicos com o tema: TEMPO DE CULTIVAR em Cachoeiro de Itapemirim no dia 23/09/07 (domingo).

Ao coordenador Ventura e todos os animadores que lá estiveram Deus vos abençoe!




22/09/07 - Retiro para os Ministros Extraordinários da Distribuição da Eucaristia


Aconteceu no dia 22/09 o Retiro Espiritual dos Ministros da Eucaristia da Paróquia São Geraldo Magela ministrado por Maria Carmem Teixeira, conhecida por Tia Carminha. O retiro contou com momentos de oração, dinâmica e pregação, encerrando com a bênção do Pe. Luciano. À coordenadora dos Ministros, Graça, Carminha, e aos participantes parabéns!


sábado, 15 de setembro de 2007

DEUS NÃO SE CANSA DE IR EM BUSCA DO PECADOR

No XXIV Domingo do Tempo Comum a liturgia nos apresenta o Deus da misericórdia e não um castigador. Deus que muda de idéia diante da intercessão de Moisés. Que não se cansa de ir em busca do pecador. Ele está a procura daquele que está perdido, como nos fala a parábola da moeda, da ovelha perdida e do pai misericordioso diante do filho.
Na profissão de fé de Paulo confrontamos a nossa história: "Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro. Se encontrei misericórdia, foi para que em mim primeiro Jesus Cristo manifestasse toda a sua magnanimidade e eu servisse de exemplo para todos os que, a seguir, nele crerem, para a vida eterna" I Tm 1, 15-16. Um dia, Deus manifestou a sua misericórdia em nossa vida de forma mais intensa. Podemos fazer uma retomada e percebermos que num determinado momento o encontro com a misericórdia de Deus foi fundamental, mudou o nosso viver, assim como foi para Paulo.
Muitos não conhecem Deus, muitos são os perdidos, deprimidos, caídos, necessitando experimentar da misericórdia de Deus. O que nós estamos fazendo para buscar aquele que está perdido? O que diante da realidade que vivemos podemos fazer para revelar a face misericordiosa de Deus? Talvez até mesmo um de nós, esteja necessitando fazer a experiência da misericórdia.

"Há amor em mim, há amor em ti, há amor em nós, eu digo que sim. Mesmo se não te amaram, se com amor não te olharam, o Pai sempre te amou e ama, Deus com amor sempre te olhou".

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

VÓS FOSTES, Ó SENHOR, UM REFÚGIO PARA NÓS


No XXIII Domingo do Tempo Comum, o Senhor nos convida a segui-lo na exigência do Evangelho. Quando temos um projeto de vida, sonhos e planos, nos empenhamos para alcançar a meta. Assim, devemos nos esforçar para correspondermos ao chamado de Deus pra nossa vida, que acima de tudo é um apelo existencial. O homem se realiza plenamente quando se deixa conduzir pela vontade de Deus a seu respeito.

Desapegar-se de quem quer que seja e até da própria vida, é assumir Deus como primeiro amor.
"Bem aventurado sois vós quando forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês por causa de mim" Mt 5, 11.
O discípulo conduzido pela sabedoria de Deus sabe que sofrerá perseguições, não será compreendido muitas vezes, mas encontrará seu refúgio no Senhor. Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós!


sábado, 1 de setembro de 2007

SETEMBRO - MÊS DA BÍBLIA

Palavra de Deus: alimento
"Ó todos que estais com sede, vinde para as águas, mesmo aquele que não tem dinheiro, venha!
Pedi cereais, e comei: vinde e bebei - sem dinheiro, sem pagamento - vinho e leite.
Para que gastar vosso dinheiro com aquilo que não alimenta,
vosso trabalho com aquilo que não sacia?
Escutai, pois, escutai-me, e comei o que é bom;
encontrai o vosso gozo em manjares saborosos:
Prestai ouvido, vinde a mim,
escutai, e havereis de viver"
Isaías 55, 1-3 a