domingo, 28 de outubro de 2007

ASSUMIR-SE PEQUENO É RECONHECER-SE NECESSITADO DE DEUS

Neste domingo (28/10), XXX Domingo do Tempo Comum, comemoramos o DNJ - Dia Nacional da Juventude e recordamos a palavra do Papa João Paulo II aos jovens: Jovem não tenha medo de seguir Jesus Cristo. Você não perderá nada, mas ganhará tudo.
Aumenta a cada dia o índice de mortes de jovens por suicídio, jovens assassinando outros jovens. O mundo passa por transformações, avança velozmente a tecnologia e a ciência, a globalização é uma realidade, tudo contribui para o que se chama de dessacralização. Tirar o Senhor do centro da vida humana e o homem se sentir cada vez mais senhor de si. Isso é dessacralização.
Dentro de nós há uma necessidade existencial, sede de Deus, do Sagrado. Deus não precisa de nós. Nós é que precisamos de Deus. É o que Santo Inácio de Loyola chama de Princípio e Fundamento: nascemos para amar, servir, louvar e reverenciar ao nosso Deus.
O Evangelho de Lucas (18, 9-14) nos faz recordar o de domingo passado, da necessidade da oração. Orar sempre e nunca desistir.
Percebemos que o fariseu era um homem do bem: não era ladrão, nem desonesto, muito menos adúltero. Jejuava mais que o necessário e ainda dava o dízimo além do exigido de sua época. O cobrador de impostos era um pecador público, roubava do povo para o império romano e para si. No entanto, Jesus conta esta parábola para ensinar que a oração ouvida não é a do que se exalta, mas sim daquele que se reconhece como pequeno e pecador. Que assume sua verdade seja ela qual for. Assim fez o cobrador de impostos: olhou para dentro de si.
Jesus nos convida a oração da intimidade. Conhecer intimamente o Senhor como conhecemos o amigo e ele nos conhece. Com quem compartilhamos alegrias e tristezas. Aquele que revelamos a nossa verdade.
Assumir-se pequeno é reconhecer-se necessitado de Deus.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

SANTAS MISSÕES POPULARES

A Equipe Missionária Paroquial realizou Santas Missões Populares na Comunidade Santa Luzia, no Bairro Vista Alegre, neste último domingo (21/10). A proposta para o próximo domingo (28/10) é realizar um MUTIRÃO MISSIONÁRIO envolvendo todo o povo de Deus. Você é convidado (a) a estar conosco na Igreja Santo Antonio às 14:00 h para darmos início a mais uma missão, encerrando com a Santa Missa às 17:00 h. Venha participar!!!
"Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que todos os povos n'Ele tenham vida" V CELAM

DANÇA SÊNIOR

Através da Pastoral da Saúde, a Paróquia São Geraldo Magela, está promovendo na Casa de Pastoral localizada na Comunidade Santo Antonio (Bairro Silvana), a dança sênior, que teve início na segunda-feira (22/10) às 17:30 h. A dança está sendo ministrada pela fisioterapeuta Vanessa Jannotti que está doando seu tempo e talento à serviço da evangelização. Praticar atividade física é preservar a saúde, a própria vida que é dom de Deus.
O voluntariado acontece em outras áreas na Casa de Pastoral: temos o atendimento da assistente social Luciana, da pediatra Drª Solange, da psicóloga Marcela, homens e mulheres de boa vontade doando seu tempo e talento, agentes da pastoral da saúde e da criança que muito têm contribuído para que nosso povo N'Ele tenham vida.
A Paróquia São Geraldo Magela agradece a todos os agentes das diversas pastorais e movimentos que se dedicam nos mais diversos serviços de nossa Igreja. Deus vos abençoe sempre!
Para saber mais dança sênior acesse: www.psgeraldomagelasaude.blogspot.com

domingo, 21 de outubro de 2007

DO SENHOR É QUE VEM O MEU SOCORRO!


Neste XXIX Domingo do Tempo Comum, em comunhão com toda a Igreja celebramos o dia das missões. A identidade da Igreja é ser missionária. Triste daquele (a) que perde sua identidade, que vai incorporando outros papéis para satisfazer o outro, perdendo sua essência. Assim também, a Igreja não pode perder sua identidade: Ad Gentes. Ir a todos os povos oportuna e importunamente proclamando a Palavra como São Paulo exorta a seu amigo Timóteo (cf. 2 Tm 4, 2), evangelizar com novo ardor missionário.
A Liturgia da Palavra neste domingo quer destacar a importância de rezar sempre e nunca desistir. Lembrarmos de que para Deus existe um tempo para cada coisa (cf Eclesiastes 3), porque os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus (cf. Isaías 55). A leitura nos mostra Moisés no alto da colina, com a vara de Deus na mão. Enquanto conservava a mão levantada, Israel vencia, quando abaixava vencia Amalec seu inimigo (Ex 17, 11).
Deus quer falar a nós para não desanimarmos, e se porventura acontecer do desânimo chegar, sempre poderemos recorrer aos irmãos de comunidade para nos dar suporte como fez Moisés. O importante é não desanimar nunca porque o mundo que aí está pode nos engolir. Diante das adversidades de nossa sociedade em que poderemos nos amparar? A uma vida perseverante de oração. Não basta a oração repetitiva, que muito nos auxilia, mas não é o bastante. A oração precisa brotar do nosso interior, da nossa verdade mais profunda, e que nunca seja "Meu Deus eu quero, eu preciso..." mas que seja: "Senhor, não se faça a minha, mas que seja segundo a tua vontade" a exemplo do próprio Cristo em sua agonia. As decisões de nossa vida precisam ser provenientes de uma vida de oração, de escuta de Deus.
Rezar sempre e nunca desistir (cf Lucas 18, 1) é a instrução para cada um de nós, para a Igreja missionária, porque precisamos permanecer firmes na fé. Sermos homens e mulheres de fé.
Encerrando sua homilia, Pe. Luciano, fala de sua missão de governar a Paróquia São Geraldo Magela, dos desafios e dificuldades, da alegria durante a novena do padroeiro, dos testemunhos, do quanto Deus o tem agraciado, porque é do Senhor que vem o seu socorro. Encerra retomando o refrão do Salmo 120: Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra. É a Igreja proclamando essa verdade: É do Senhor que vem o seu socorro!


quinta-feira, 18 de outubro de 2007

ESSE SHOW FOI FEITO PRA VOCÊ! AO NOSSO DEUS TODO LOUVOR!

Culminando a festa do dia do nosso padroeiro São Geraldo Magela,
aconteceu o show católico na Praça em frente à Igreja Matriz. Muito mais que um show
foi um momento de louvor e adoração ao nosso Deus.
O show contou com Édna, Wesley e Susan de Cachoeiro de Itapemirim, Pe. Luciano e os instrumentistas: Cássio, Vinícius, Luís, João e Diogo.
Parabéns a todos os músicos!!!


A FESTA DA UNIDADE

Celebrar a festa do dia do padroeiro São Geraldo Magela, foi motivo de orgulho e alegria para todos os homens e mulheres de boa vontade, que em espírito de comunhão e participação lotaram a Igreja Matriz na celebração da Santa Missa (16/10/07).
Durante toda a novena e nos três dias de realização da quermesse, testemunhamos a participação efetiva do povo de Deus. Festa da Unidade: espírito de comunhão e participação da pequena Nazaré, lugar da nossa santificação. Foi esse o sentimento inspirado que moveu as nossas orações durante os festejos do nosso padroeiro. Pela intercessão de São Geraldo Magela, possamos cada vez mais acreditar e nos abandonar guiados pelas mãos de Deus, porque tudo é possível para aquele que crê! São Geraldo Magela: rogai por nós!
Em breve cobertura completa da novena e da quermesse no blog: http://www.psgeraldomagelaeventos.blogspot.com/





VIVER A SANTIDADE NA COMUNIDADE


Na festa do padroeiro São Geraldo Magela, 16/10/07, Pe. Luciano presidindo a celebração da Santa Missa, tomado de emoção e impulsionado pelo Espírito refletiu sobre a busca da santidade. Não basta conhecer a Deus, é preciso, depois de conhecê-lo, glorificá-lo. Muitos conhecem e experimentam Deus, mas é necessário glorificar a Deus no concreto da vida. Louvar a adorar com todo nosso ser, não somente de braços erguidos, mas também glorificá-lo no ordinário da nossa vida. Foi assim a experiência de São Geraldo Magela, desejoso da presença mística do Cristo e totalmente entregue às necessidades dos pobres e excluídos.
Olhando ao nosso redor, para aquele que está próximo de nós, o que vemos é aparência, não o interior. Deus vê as intenções do coração, o interior do ser humano. Por isso Jesus disse ao fariseu: "Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades" Lc 11, 39. Não basta ter aparência de santidade, é preciso que nosso interior seja santo. Há muitos santos e santas no anonimato, no nosso meio.
Celebrar a festa do santo padroeiro São Geraldo Magela, a festa da unidade da nossa pequena Nazaré, pequena no tamanho mas grande no seu potencial, com todas as comunidades reunidas, em espírito de comunhão e participação, é assumir a realidade de que só somos felizes na comunidade. Viver o espírito de Nazaré é buscar a santidade na comunidade. Deus é comunidade: Pai, Filho e Espírito Santo.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Viva São Geraldo Magela!!!

Venham participar conosco: Nossa santa missa acontecerá as 19:00 horas, logo após teremos nossa sensacional Quermesse e em seguida o tão esperado Show com o Vocal Tempus e participação especial de nosso querido Padre Luciano.

Você não pode ficar fora desse momento de profunda oração!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

RECONHECER-SE AGRACIADO POR DEUS



Neste XXVIII Domingo do Tempo Comum, presidindo a Santa Missa no 8º dia de nossa novena, Pe. Marconi da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Ibatiba-ES, trouxe a reflexão do ser humano reconhecer-se agraciado por Deus.
A gratuidade de Deus retratada na leitura do segundo livro dos Reis, em que, Naamã, o sírio, experimenta em sua vida algo que ele não pode comprar, diz para cada um de nós: é por graça de Deus! Não porque cumprimos as leis ou porque achamos que somos merecedores, mas simplesmente porque é gratuidade, amor, dom de Deus.
O Evangelho segundo Lucas mostra-nos os dez leprosos em que somente um voltou para agradecer a cura, e esse único era samaritano, uma raça considerada impura, excluída, e portanto julgada "não merecedora" da graça perante os outros. Mas justamente esse reconheceu-se agraciado por Deus.
Irmãos e irmãs, também nós somos convidados a reconhecermos a graça de Deus, que está aí, a cada momento, a nossa espera, basta deixarmos ser impulsionados por Deus e movidos pela fé levantarmos e caminharmos em direção a Deus e aos irmãos. Assim seja.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

FESTA PARA AS CRIANÇAS - 12/10/07

A Paróquia São Geraldo Magela, através da Pastoral da Criança, promoveu uma festa para as crianças atendidas pela referida pastoral que contou com a parceria da Pastoral da Saúde com a presença dos "terapeutas da alegria"animando a criançada com muitas brincadeiras. Um trabalho de pastoral de conjunto, de comunhão, incentivada pelo nosso Pároco.
O evento aconteceu na quadra de esportes da Comunidade Santo Antonio localizada no Bairro Silvana. A festa iniciou às 14:00 h com brincadeira no pula-pula, carrinho de pipoca, cachorro-quente, refrigerante entre outras guloseimas.
Na oportunidade, Pe. Luciano, esteve presente brincando e rezando com as crianças.
Desejamos a todos os agentes que não mediram esforços pelo bom êxito deste evento perseverança na caminhada. Deus vos abençoe!




terça-feira, 9 de outubro de 2007

SÃO GERALDO E AS CRIANÇAS - 09/10/07

Aconteceu nesta terça-feira (09/10) no salão paroquial, o encontro "São Geraldo e as crianças" organizado pela Pastoral Catequética Paroquial. Momento de descontração e também de aprendizado sobre a vida de São Geraldo Magela com as crianças.
Com a presença do Pe. Luciano, da Coordenadora Dalila, da animação da Ana Lúcia e todas as catequistas que não mediram esforços para o sucesso do evento, foi mais uma vez muito bom.
Desejamos a Pastoral Catequética a força e inspiração do Espírito Santo para que impulsionados por Ele sigam firmes na evangelização de nossas crianças.


II VIDA NOVA EM CRISTO

A Paróquia São Geraldo Magela promoveu o II Vida Nova em Cristo no dia 07/10 (domingo) para jovens à partir de 14 anos. O evento contou com a condução da Comunidade Católica de Vida e Aliança Vida Nova de Cachoeiro de Itapemirim e a organização da Renovação Carismática Católica paroquial.
Segundo alguns jovens entrevistados, esse ano foi muito melhor, mais dinâmico, descontraído e informal sem perder a espiritualidade. Recordando o nosso Papa Bento XVI em sua fala aos jovens na sua visita ao Brasil: "Vós jovens não sois apenas o futuro da Igreja como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada". Louvado seja Deus!!! Deus vos abençoe!


O AMADURECIMENTO DA FÉ

A abertura da novena do nosso padroeiro São Geraldo Magela nesse XXVII Domingo do Tempo Comum trouxe como eixo central através da liturgia da Palavra a fé e a fidelidade. Com carinho e alegria acolhemos o nosso Bispo Diocesano, Dom Célio, que presidiu a Santa Missa com Pe. Marco e Pe. Luciano concelebrando.
Em sua homilia, Dom Célio, ressaltou a valorização da vida humana, o dia do nasciturno, recordou a visita do Papa Bento XVI ao Brasil e da temática: "ser discípulos e missionários de Jesus Cristo para que n'Ele todos os povos tenham vida" visto estarmos vivendo o mês missionário. A Igreja é na sua essência missionária. Diante dos grandes desafios que assola a humanidade e a sociedade, a Igreja tem uma palavra profética a anunciar.
Dom Célio trouxe a mensagem de amadurecermos na fé, não ficarmos estagnados, mas avançarmos, reavivando a chama do dom de Deus que está em cada um de nós.
Os obstáculos e dificuldades sempre existirão, por isso os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta a nossa fé!" (Lc 17, 5). A resposta de Jesus nos dá a certeza de que devemos ter fé, mesmo tão pequenina, mas com essa fé irmos progredindo e amadurecendo na caminhada, como servidores do Reino de Deus, que se colocam à disposição sem medo dos desafios do nosso tempo.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

OUTUBRO - MÊS DAS MISSÕES, DO ROSÁRIO E DE NOSSO PADROEIRO!


Neste mês a temática é missão e oração do terço. Não podemos nos esquecer que também é o mês do nosso padroeiro: São Geraldo Magela. Nesse contexto durante a novena todos os dias a Legião de Maria e o Apostolado da Oração estarão às 18:20 h. rezando a oração do terço na Igreja Matriz. Participe conosco desse momento de fé.
O mês de outubro inicia com a festa de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões juntamente com São Francisco Xavier, e no dia 21 comemoramos O dia das missões, em que teremos o mutirão missionário em nossa Paróquia. Tudo isso nos faz recordar de algo bem recente: a Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe, cujo tema foi: "Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que n'Ele todos os povos tenham vida". A presença do Papa Bento XVI no Brasil é viva em nossos corações, como também do nosso Bispo Dom Célio que realizou a visita pastoral em nossa Paróquia. Quantos puderam ouvir com os ouvidos e o coração o apelo à missão transmitido por nossos pastores.
Amados irmãos e irmãs que possamos exalar o perfume, o cheiro de Deus, por onde passarmos a serviço da evangelização, tornando Jesus Cristo cada vez mais conhecido e amado, para que tenhamos vida e vida em abundância. Amém.

30/09/07 - CURSO DE NOIVOS

Aconteceu no salão paroquial, neste domingo, 30/10, o curso de noivos da Paróquia São Geraldo Magela. Aos casais participantes, a equipe organizadora da Pastoral Familiar e por todas as famílias pedimos que Deus vos fortaleça e santifique com o seu Espírito.

30/09/07 - FORMAÇÃO PARA EQUIPE MISSIONÁRIA PAROQUIAL

Através do COMIPA, a Paróquia São Geraldo Magela realizou neste domingo, 30/10, uma formação no salão paroquial para os missionários de nossa Paróquia. A formação foi ministrada por Júlio, membro da Equipe Diocesana para a Missão, da Paróquia Nossa Senhora da Penha - Alegre. A todos os participantes Deus vos abençoe!

30/09/07 - CELEBRAÇÃO DA VIDA

A Paróquia São Geraldo Magela, através do trabalho da Pastoral da Criança realizou a celebração da vida (pesagem) com 85 crianças somente da Comunidade Santo Antonio. A todos os agentes que Deus os fortaleça e impulsione cada dia mais.