quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Encontro dos leigos com Padre Manoel Godoy - 26/02/08

Aconteceu em Jerônimo Monteiro, na Igreja Matriz, o encontro dos leigos com Pe. Manoel Godoy de Belo Horizonte, em preparação para a Assembléia Diocesana que acontecerá em outubro deste ano. Este encontro, embasado pelo Documento de Aparecida, faz parte da programação dos festejos do ano jubilar da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.










terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

III DOMINGO DA QUARESMA


Quero iniciar esta reflexão com o último versículo do evangelho de João 4, 42: “E disseram à mulher: Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”. Esse é o chamado para todos nós: fazer a experiência! Uma experiência pessoal, transformadora, profunda de conversão.
A quaresma, um caminho espiritual, um itinerário a seguir em que passamos pelo caminho da cruz para vivermos a alegria da Páscoa.
Neste domingo rezamos pelos catecúmenos, pessoas que irão ser batizadas, uma caminhada progressiva rumo a Páscoa. O evangelho de hoje é o primeiro que conduz essa caminhada rumo ao Batismo, simbolizado pela água, no próximo será o cego de nascença representando a luz e por último a ressurreição de Lázaro no quinto domingo da quaresma valorizando a vida. Um caminho que conduz a vida! O Batismo está intimamente ligado à Páscoa.
Fazendo uma recordação do caminho que estamos percorrendo, no primeiro domingo da quaresma refletimos as tentações de Jesus no deserto. Jesus plenamente divino e plenamente humano passou por muitas tentações e renunciou a todas elas porque tinha um caminho a percorrer. Jesus sabia onde queria chegar. A caminho de Jerusalém, no segundo domingo, Jesus se transfigura diante de Pedro, Tiago e João testemunhas da antecipação de sua glória, e neste terceiro domingo refletimos o encontro de Jesus com a samaritana no poço de Jacó.
A samaritana vai ao poço buscar água ao meio dia e se encontra com Jesus. Um horário em que o sol está no centro, simbolizando que não há treva alguma nessa hora. Provavelmente ela foi nesse horário porque seria pouco provável encontrar alguém, em função da interpretação de que seria uma mulher de má fama e visto que o normal é buscar água cedo para os afazeres domésticos. A mulher se surpreende por um judeu conversar com ela, foi causa de espanto, visto que um homem viajando não poderia parar com uma mulher, não era costume, sem contar a diferença existente entre judeus e samaritanos.
Jesus veio banir toda discriminação. A samaritana representa a esposa infiel, citada tantas vezes no Antigo Testamento, se refere ao povo de Deus (a Igreja) como a mulher adúltera, a esposa infiel diante do esposo que é Jesus. Um povo que adorou tantos falsos deuses e se esqueciam da graça, da bondade e misericórdia de Deus.
“Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus” (Rm 5, 2). É por graça que fomos justificados pelo sacrifício de Jesus.
No evangelho (João 4, 5-42) Jesus é reconhecido de muitas formas: a princípio como judeu, depois como senhor, profeta, mestre e por fim salvador. Jesus é o salvador da humanidade. Reconhecê-lo como salvador, não porque alguém nos falou, ou o Padre, mas porque fez a experiência. “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo” (Jo 4, 42).
Jesus nos dá água viva. Ele é a fonte e nos faz fontes para jorrar água viva para muitos outros. Amém.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

II DOMINGO DA QUARESMA

Estamos fazendo uma caminhada rumo à Páscoa. Um grande retiro espiritual.
No domingo passado Jesus antes de assumir sua vida pública se preparou com jejum e oração durante quarenta dias e quarenta noites no deserto. E lá foi tentado pelo diabo. Jesus para cumprir sua vocação plena, passou por tentações. Nós também sofremos tentações interiores. Ele, o Verbo, a Palavra encarnada, sofreu das mesmas angústias e dores. Neste II Domingo da Quaresma Jesus antes de seguir para Jerusalém aonde irá se cumprir sua vocação plena, sobe a montanha e se transfigura diante de Pedro, Tiago e João. A transfiguração é a antecipação de sua glória. Os discípulos testemunharam a vitória antecipada da vida sobre a morte. Deus confirma a vocação de Jesus: “Este é o meu filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” Mt 17, 5.
O eixo central desta liturgia é a vocação a qual somos chamados a exemplo de Jesus. Corresponder ao apelo de Deus para cada um de nós, escutar Jesus, é buscar a vida em plenitude. A Campanha da Fraternidade/2008 com o lema: “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 é uma exortação a escolhermos o que é da vontade de Deus para nós: defender a vida em todos os seus aspectos, que tenhamos vida e vida em abundância.
Na primeira leitura Abrão recebe uma ordem de Deus: “Sai da tua terra, da tua família, da casa de teu pai e vai para a terra que eu te vou mostrar” Gn 12, 1. Imaginemos o quanto é difícil deixar a segurança de uma terra, da família, da casa do pai e partir rumo ao desconhecido. Corresponder ao chamado de Deus exige sair da segurança, exige renúncia, algo fora de moda. A espiritualidade de Santo Inácio ensina que o verdadeiro discernimento é aquele que nos leva a decidir pelo que é melhor, pelo bem maior. Há sempre algo que é melhor entre duas coisas igualmente boas. Devemos escolher o que atinge o máximo ou o mais próximo de nossa vocação.
No documento Gaudium Et Spes n. 22 diz: Jesus veio revelar ao homem a si mesmo e sua mais sublime vocação. Somos chamados por Deus a uma vocação santa, não devido as nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça que nos foi dada por Jesus Cristo (cf 2 Tm 1, 9). Amém.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Decreto do Bispo Diocesano

http://www.pastoraldiocesana.blogspot.com/

Missa de abertura do Ano Jubilar

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES, completou no dia 16 de fevereiro de 2008, 50 anos de criação. E para marcar bem o início das Comemorações Jubilares, realizou no dia 17 de fevereiro, uma Missa de Abertura do Ano Jubilar, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart e concelebrada pelos Padres da Diocese, junto aos Diáconos e a todo o povo de Deus, às 10 horas, em frente a Igreja Matriz da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), e que deu início a uma Procissão Solene até a Catedral de São Pedro, local oficial da Celebração. Até o ano de 1958, a liderança religiosa do território sul capixaba estava sob a coordenação da Diocese do Espírito Santo. Devido à grande importância da organização pastoral da Igreja, desmembrou-se e deu início a caminhada Diocesana, momento em que se instalou a Cúria Diocesana e houve a chegada do primeiro Bispo Diocesano Dom Luiz Gonzaga Peluzzo, sucedido por Dom Luiz Mancilha Vilela e atualmente por Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, OFM. Durante os dois últimos anos, a Diocese se preparou para realizar seu Jubileu de Ouro. Em 2006, realizou o levantamento histórico da caminhada; 2007 foi o ano da formação pastoral e neste ano se prepara para celebrar com entusiasmo e alegria este grande momento da Igreja Diocesana.





Alegrai-vos sempre no Senhor! (Fil 4, 4)

É tempo de júbilo!




Paroquianos na espera para o início da Missa




Matriz Velha - Nosso Senhor dos Passos
Ao toque do Berrante...
Procissão em direção a Catedral
Paroquianos marcando presença
A alegria do Pe Luciano

Querido Dom Célio



Catedral de São Pedro




parada para fotos...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

I DOMINGO DA QUARESMA

PELA OBEDIÊNCIA DE UM SÓ, JESUS CRISTO,
A GRAÇA FOI DERRAMADA SOBRE TODA A HUMANIDADE
Iniciamos um novo tempo: a quaresma - tempo de conversão. Na verdade, um tempo de preparação para a nossa maior festa: a Páscoa!
Enquanto ela não for celebrada, nós nos preparamos, pela oração, pelo jejum e pela penitência (caridade).
A Igreja nos convida a um verdadeiro jejum, que pode significar nos tornarmos solidários com aquelas pessoas que passam fome. Como nos exortava a a leitura da quarta-feira de cinzas através do profeta Joel: "rasgai os vossos corações e não as vossas vestes" (Jl 2, 13).
É tempo de mudança, mudança de mentalidade e do coração. E pra nos ajudar nesta mudança a Igreja nos propõe a Campanha da Fraternide 2008 cujo tema é: Fraternidade e defesa da vida e o lema: Escolhe, pois, a vida (Dt 30, 19), cujo objetivo é lançar na sociedade uma reflexão e atitudes a favor da defesa da vida na sua concepção, desenvolvimento e fim natural.
Se ouvimos isso e observamos a quaresma, tempo de conversão, deve haver do que se converter: o pecado.
Para muitos, não existe pecado. Tudo é muito relativo. Sobretudo para os que se iludem com seu aparente sucesso e não sentem quando seu pecado faz sofrer os outros (pecado contra a vida). A Palavra de Deus nos ilumina a buscar o projeto de Deus que é vida: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida", "Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância" disse Jesus.
A primeira leitura (Gn 2, 7-9; 3, 1-7) e o evangelho de hoje (Mt 4, 1-11) mostram como satanás disfarça sua tentação por trás de bens aparentes: conhecimento que nos faz capazes de brincar de deus, satisfação material, poder, sucesso... desde que adoremos o diabo.
Todos, desde Adão até nós, caímos muitas vezes, ensina Paulo na segunda leitura (Rm 5, 12-19), mas Cristo nos remiu. Ele que venceu a tentação nos mostra o caminho. Por isso torna-se fundamento para nós. Pela obediência de um só, superabundou a graça.
Peçamos a Deus que tenhamos os mesmos sentimentos, as mesmas atitudes de Jesus, como diz a música, e ao chegar ao fim do dia dormirmos muito mais felizes.
(Síntese homilia Pe. Luciano Vial Orcino)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

QUARESMA: TEMPO DE RASGAR O CORAÇÃO E APROXIMAR-SE MAIS DE DEUS

HOMILIA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Iniciamos um tempo muito especial na nossa vida de fé: a quaresma, que quer lembrar os quarenta dias que Jesus ficou no deserto, os quarenta anos do povo no deserto. Enfim, quer levar-nos a um retiro de aproximação maior ao amor misericordioso de Deus. Deus te ama, te escolheu e te propõe esta caminhada até a Páscoa do Senhor: sua passagem, da morte para a vida, nos concedendo assim o mesmo.Esta é a primeira quaresma depois da Conferência Episcopal de aparecida. E este tempo de caminhar com Jesus e com a Igreja, vem confirmar a nossa vocação de discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que todos os povos, N'Ele tenham vida, e vida em abundância.

Junto com o início da quaresma, tempo de conversão, de abrir-se mais às coisas de Deus, de deixar algumas coisas, pelo jejum, a oração e a esmola, práticas próprias deste tempo, fazemos a abertura da Campanha da Fraternidade 2008, cujo tema é "Fraternidade e defesa da vida" e o lema "Escolhe, pois, a vida" (Dt 30, 19).

Sabemos, em nossos tempos, que a defesa da vida é urgente. Foi assim que Jesus nos ensinou e nos ensina ainda hoje.

O Evangelho de hoje, tem tudo a ver com o significado que queremos viver, nesta quaresma. A palavra proclamada Mateus 6, 1-6.16-18, faz parte de um amplo discurso do Mestre, chamado de "sermão da montanha". Este é o primeiro dos cinco discursos. Jesus instrui sobre a oração, o jejum e a esmola. Três atitudes dos fariseus que são reinterpretadas, à luz do mistério pascal de Cristo.

Não basta estas atitudes por si mesmas, mas é necessário o cumprimento delas em comunhão com Deus, nosso Pai, que fazem com que deixemos algumas coisas, para dar mais espaço àquilo que é de Deus.

Escolher, pois, a vida, defendê-la na fraternidade, é a instrução para nós hoje, para uma conversão profunda e verdadeira do amor e da misericórdia do Pai, e não mero simbolismos e práticas inúteis e vazias.

Iniciamos a quaresma, o grande retiro espiritual das comunidades. É tempo de rasgar o coração e voltar para o Senhor, como diz o profeta Joel 2, 12-18. Tempo de retormar o caminho e de se abrir à graça do Senhor, que nos ouve e socorre, de toda e qualquer angústia.

Saiba mais: O que significam as cinzas?

Sacramento da Penitência

Acesse: http://psgeraldomagelaformacao.blogspot.com/

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Leia a íntegra da Carta enviada pelo Papa Bento XVI, a D. Geraldo Lyrio Rocha, Presidente da CNBB.
"Ao iniciar o itinerário espiritual da Quaresma, a caminho da Páscoa da ressurreição do Senhor, desejo uma vez mais aderir à Campanha da Fraternidade que, neste ano de 2008, está subordinada ao tema “Fraternidade e Defesa da Vida” e ao lema “Escolhe, pois, a vida”. É um tempo de conversão de todos os cristãos, no sentido de buscar uma fidelidade ainda maior ao Deus criador e doador da vida.
Meu Venerável predecessor, o Papa João Paulo II, na Encíclica Evangelium Vitae, pôs em evidência a mentalidade individualista e hedonista que, com uma concepção distorcida da ciência, foi causa de novas violações da vida, em particular do aborto e da eutanásia. Certamente, todas as ameaças à vida devem ser combatidas; o Concílio Vaticano II, ao condenar tudo quanto se opõe à vida ou viola a integridade da pessoa humana e a sua dignidade, recordava que tudo isso “desonra mais aqueles que assim procedem, do que os que padecem injustamente” tais atitudes, pois ofendem gravemente a honra devida ao Criador (cf. Cons. Gaudium et spes, 27).
Por isso, no Discurso Inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, quis recordar que os caminhos que traçam uma cultura sem Deus e sem os seus mandamentos, ou inclusive contra Deus, terminam sendo “uma cultura contra o ser humano e contra o bem dos povos latino-americanos” (n. 4).
O Documento final de Aparecida nos mostra que o encontro com Cristo é o ponto de partida para a negação desses caminhos de morte e a escolha da vida; mas é também o ponto de onde partimos para reconhecer plenamente a sacralidade da vida e a dignidade da pessoa humana (n. 356). Ao dar início à Campanha da Fraternidade deste ano, renovo a esperança de que as diversas instâncias da sociedade civil queiram solidarizar-se com a vontade popular que, na sua maioria, rejeita todas as formas contrárias às exigências éticas de justiça e de respeito pela vida humana desde o seu início até o seu fim natural.
Com estes auspícios, invoco a proteção do Senhor, para que sua mão benfazeja se estenda por todo o Brasil, e que a vida nova em Cristo atinja o ser humano por inteiro em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural, derramando seus dons de paz e prosperidade e desperte em cada coração sentimentos de fraternidade e de viva cooperação.
Com uma especial Bênção Apostólica. Benedictus PP. XVI
Vaticano, 8 de Dezembro de 2007