sexta-feira, 31 de outubro de 2008

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Carta Conclusiva da Assembléia Diocesana - Mensagem dos participantes - 26/10/2008


Como participantes da 11ª Assembléia Diocesana de Pastoral, enviamos essa mensagem a toda a Igreja de Cachoeiro de Itapemirim:


Conscientes de nossa responsabilidade como Ministros Ordenados representantes de nossas Paróquias e dos organismos que compõem a Diocese, realizamos a Assembléia Diocesana de Pastoral nos dias 24.25.26 de outubro de 2008, dentro das celebrações especiais do Ano do Jubileu de Ouro da Diocese. A Assembléia aconteceu no Centro de Formação da Paróquia Nosso Senhor dos Passos. Fomos assessorados pelo Revmo. Pe. Manoel Godoy, Diretor Executivo do Instituto São Tomas de Aquino, de Belo Horizonte.
Os objetivos foram: Rever e avaliar a caminhada pastoral diocesana. Atualizar as prioridades pastorais, segundo as exigências atuais.Refontizar a caminhada pastoral à partir das várias percepções da Igreja no Brasil como a Conferência de Aparecida e as DGAE e priorizar as novas ações e serem aplicadas na pastoral.
Procurando manter sempre um clima de espiritualidade, de abertura sincera e respeitosa entre todos os participantes, sob a coordenação do Coordenador Diocesano de Pastoral Pe. Joselito Ramalho Nogueira, auxiliado pelo Pe. Pedro Felix Bassini e Pe. Jão Batista Maroni e com as diversas equipes de serviço; os trabalhos da Assembléia Diocesana consistiram, em retomar com visão critica os resultados finais das Assembléias Paroquiais e Regionais e levantando os quesitos a serem trabalhados em nosso planejamento pastoral.
A metodologia dos trabalhos seguiu o esquema VER-JULGAR-AGIR, com apresentação de um diagnóstico pastoral das questões levantadas pela Pesquisa Futura e trabalhadas nas Assembléias Paroquiais e Regionais. A memória histórica das assembléias anteriores; a fundamentação teológica e eclesiológica feita pelo Assessor trazendo-nos a iluminação do Documento de Aparecida e de outros textos importantes do Magistério da Igreja.
Com a participação de todos, em trabalho de grupos como também em sessões plenárias, ficou determinado que:
A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, por meio de todo um processo de planejamento, que teve na sua Assembléia Diocesana um momento importante de registro do consenso da caminha; assume para o próximo triênio de 2009 a 2011, como eixo central de seu dinamismo evangelizador: "A centralidade da Palavra de Deus, com seus desdobramentos na missão e no serviço da caridade". Assume também que essa mesma Centralidade da Palavra de Deus deve impregnar todas as estruturas da Diocese, sua organização comunitária, bem como toda dimensão da formação, onde procurará criar uma instância de formação de consciência crítica dos cidadãos e cidadãs. Assume ainda, que o CPD é o órgão próprio para fazer valer na Diocese, as decisões tomadas nessa Assembléia.
Tudo isso exige nossa postura de conversão pessoal diante do seguimento a Jesus Cristo e da conversão pastoral em nossas estruturas que nos impede de realizar nossas ações evangelizadoras como também a adesão de todos, a quem nós representamos nesta Assembléia Diocesana de Pastoral.
Nossa Assembléia Diocesana teve sua conclusão na Celebração Eucarística com o evento do DNJ, onde nos encontramos com os jovens de toda Diocese e reafirmamos nossos compromissos de empenho e dedicação em nossas ações evangelizadoras.
Queremos seguir a fidelidade de São Pedro em seu amor por Jesus Cristo e contar com a proteção de Nossa Senhora do Amparo junto a Deus nosso Pai, para realizarmos a construção do Reino dos Céus.

Os participantes da 11ª Assembléia Diocesana de Pastoral.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

11ª ASSEMBLÉIA DIOCESANA DE PASTORAL - 24 a 26/10/08

"Diocese de Cachoeiro, descobrindo tesouros"


"Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós" II Cor 4, 7

Celebração Eucarística: Abertura da Assembléia Diocesana de Pastoral














Chegada ao DNJ


26/10/2008 - Celebração Eucarística

Encerramento do DNJ e da Assembléia Diocesana de Pastoral



Olha o carteiro!!!

Chegou a Boa Notícia!!!




Pe. Joselito: coordenador diocesano de pastoral



Leitura do compromisso dos Padres


Leitura do compromisso dos Diáconos




Leitura do compromisso dos(as) religiosos(as)


Leitura do compromisso dos leigos

Momento do recebimento da carta conclusiva da

11ª Assembléia Diocesana de Pastoral como tesouro

dentro do vaso para as Paróquias




Envio - Bênção Final