quarta-feira, 28 de abril de 2010

A IGREJA NÃO É A CULPADA

A Igreja católica tem sido agredida de maneira sistemática e constante sobre os casos de pedofilia. Não critico o fato de denunciar o crime da pedofilia e de apontar criminosos que fazem parte do clero. A Igreja não compactua com crimes, com o pecado. Crimes devem ser julgados, por processo civil e eclesiástico.

Acho injusto, no entanto, apontar a Igreja como a vilã e culpada deste crime e pecado hediondo quando todos os críticos sabem muito bem que o problema não é da Igreja, mas da família e de outros grupos sociais. Quando o jovem procura o seminário, os formadores devem estar atentos para não se deixarem enganar durante o processo de formação, de tal forma que aqueles que são ordenados sejam pessoas equilibradas e maduras, seja no aspecto humano, psíquico e espiritual. Aí devemos ser severos e, atentos sem medo de sermos processados.

Porém, gostaria que a imprensa fizesse uma visita às delegacias do Estado do Espírito Santo e, sem qualquer preconceito religioso, constatasse a realidade de pedofilia e publicasse a verdade de nossas famílias, o perigo de pais pedófilos, de parentes e amigos pedófilos e das crianças inocentes. A Igreja não tem medo da verdade, mas quer justiça, exige justiça. Justiça por parte das autoridades, e também dos candidatos a cargos políticos que levantam a bandeira de moralistas para ganhar votos. Espero que nossas comunidades eclesiais saibam dar a resposta certa pelo voto, a estes políticos! Os verdadeiros católicos não podem aceitar que sua Igreja seja injustiçada por causa de alguns pecadores e criminosos.

A Igreja é santa e pecadora desde seu nascimento. Entre os apóstolos houve um traidor. A Igreja desde seu nascimento foi perseguida. Autoridades de Jerusalém corromperam soldados para divulgarem mentiras sobre o túmulo vazio e a ressurreição de Jesus e pagaram para impedir a pregação dos apóstolos. Com muito mais força, porém, quantas pessoas foram martirizadas por incomodarem a sociedade de seu tempo ao viverem radicalmente o Evangelho de Jesus! Quanto mais perseguem a Igreja e apontam alguns trai¬dores, mais ela se toma forte e purificada!

Faço questão de manifestar solidariedade e comunhão com sua santidade o papa Bento XVI. Querem macular sua imagem e assim desacreditar a Igreja. Ele serenamente tem exposto a posição da Igreja: afastar os criminosos e processá-los conforme o Direito Canônico e Civil. Não conseguirão denegrir a imagem de Pedro!

Estou convicto de que a Igreja, bombardeada por causa de pecados graves de alguns irmãos, sairá mais forte e pura. Continuará seu profetismo teimoso no anúncio de Jesus Cristo. Aos moralistas, políticos e profissionais de comunicação sensacionalistas que empunham, tal como fariseus, a bandeira da moralidade digamos "alto e em bom som": Cuidado, a terra onde pisam é escorregadia. Enquanto odeiam e mentem, a Igreja anuncia o amor e é instrumento de salvação da humanidade. O Espírito Santo continua dirigindo a sua Igreja. Quem poderá lutar contra Ele?

Dom Luiz Mancilha Vilela é arcebispo metropolitano de Vitória.

sábado, 3 de abril de 2010

FELIZ PÁSCOA!


"...Cristo, sinal da aliança entre Deus e o homem, é o Senhor não apenas de um povo - como Javé na antiga lei - mas de todos os povos, em todos os tempos e lugares, e convoca a humanidade a reformular seus planos à luz do grande mandamento: "Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei".
Agora é só dizer aos outros que fomos salvos e um mundo diferente pode ser edificado. Nesse projeto, cabe a cada um uma missão própria, intransferível e decisiva para a vitória final. Cada falha pessoal, cada fuga e omissão impedem o amadurecimento dos frutos da Páscoa, retardando o final triunfante da criação, quando todos os homens, libertos do orgulho e do egoísmo, cantarão para sempre as maravilhas de Deus. Celebrar a ressurreição é comprometer-se com a nova história de justiça, verdade, liberdade e paz.
Uma Páscoa de muitos dons para os que se alimentam na mesa do Cordeiro, com o Corpo e Sangue de Jesus."

D. Geraldo Majella Agnelo
Cardeal Arcebispo de Salvador

Liturgia Diária - abril/2010

DOMINGO DE RAMOS - 28/03/10


CAMINHADA PENITENCIAL - 27/03/10