quinta-feira, 31 de março de 2011

Seminário Estadual de CEB's

Marquinho membro do Conselho dos leigos presente no Seminário Estadual de CEB's
Seminário Estadual de CEB´s

Sub Regional CNBB-ES

Com o objetivo de preparar as dioceses do Espírito Santo para o Encontro Estadual de CEB´s, de 25 a 27 de maio de 2013 em Cachoeiro de Itapemirim, foi realizado neste final de semana, 26 e 27, o Seminário Estadual de CEB´s, em Cariacica-ES.
O representante do Leste II na ampliada Estadual, Bráz, iniciou o Seminário relembrando os Encontros de CEB´s, fazendo um grande apanhado nesta retrospectiva.

Em seguida, Pe. Ivo Ferreira de Amorim, da Arquidiocese de Vitória, deu entrada no foco principal do Seminário, o Estudo do Documento nº 92 da CNBB; "Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base", citando o documento nº 25, 1° Documento da CNBB voltado para as CEB´s, que motiva a vida das Comunidades, antes de esmiuçar o 2º documento da CNBB sobre o assunto, o Documento nº 92.

Pe. Ivo apresentou o Documento 92 como uma carta pequena, muito rica, do qual se pode extrair afirmações teológicas e significativas sobre as CEB´s.

Após passear de forma detalhada por vários pontos do Documento 92, como: Raízes históricas e teológicas das CEB´s; Espiritualidade e vivência Eucarística, Formação de redes de Comunidades, etc, foram levantadas duas questões para reflexão em grupo: O que fazer para garantir as raízes das nossas CEB´s, com seus eixos essenciais, diante do contexto eclesial atual em mudança? Que luzes para prosseguir à partir do documento 92 da CNBB?

Envolvimento e comprometimento do leigo com a participação, estudar os documentos, a Palavra de Deus, investir nos círculos bíblicos, criar e apoiar as Pastorais Sociais e a Catequese, foram algumas das várias alternativas apresentadas pelos grupos em resposta aos questionamentos propostos por Pe. Ivo.

Ao final do primeiro dia, já no cair da noite, foi apresentado o vídeo: "Nos Caminhos de Juazeiro", que retrata o exemplo de fé e devoção do povo da região de Crato, Ceará, (Sede do 13º Intereclesial de CEB´s em 2014) com suas romarias puras e cheias de fé.

Foi orientado no Seminário, que as dioceses do Espírito Santo incentivem e realizem Romarias, a exemplo de Crato, para que estas não percam espaço em detrimento de outras formas de peregrinação, que hoje cedem espaço ao comércio, onde deveria haver apenas fé.

Já no segundo dia de Seminário, 27, foi formada a Equipe Estadual. (Ver no final da matéria)

Ao final do Retiro, foi opinião geral dos participantes que o Retiro veio em um momento importante, de repropor as raízes das CEB´s.

Para representantes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, presentes no Seminário, foi um passo importante, uma retomada. Um levantamento da situação atual das CEB´s e uma posição que acena para indicar os próximos passos, os próximos encontros; Diocesano, Estadual e Nacional de CEB´s.

Ainda segundo os participantes, o Retiro trouxe esperança, motivação, para abraçar a causa sem desanimar, valorizando e apresentando as CEB´s.

Formação da Equipe Estadual.

Após o Seminário Estadual de CEB´s, ficou assim dividida a organização da Equipe Estadual:

- Coordenadores de Pastoral das quatro dioceses do Estado: Pe. Joselito Ramalho Nogueira (Cachoeiro), Pe. Edvaldo Luiz Klipel (São Mateus), Pe. Roberto Marcelino de Oliveira (Colatina) e Pe. Kelder José Brandão Figueira (Vitória).
- Um Representante do Ampliado Nacional / Leste II.
- Dois leigos por diocese: Charley Soares e Marcilene Mª de Souza (São Mateus), Elza Batista da Silva e João Antônio Guedes (Colatina), Noel Zeferino e Nilza Neri Porto Ribeiro (Cachoeiro), Maria José Lima Pitol e Jhonatan Roger Rodrigues Dias (Vitória).
- Um do Núcleo Estadual CRB.
- Um do IFTAV (Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória).
- Um da Cáritas Estadual.

A Equipe Estadual já tem reunião marcada para o dia 6 de agosto, em Ibiraçu - ES ,de 9h às 12h.


terça-feira, 15 de março de 2011

Novo Administrador Paroquial

Assumiu a administração paroquial da Paróquia São Geraldo Magela por tempo indeterminado Pe Antonio José Nazareth (Pároco da Paróquia Senhora Sant'Ana em Apiacá). Pe Luciano assumirá no dia 25/03 como Vigário Paroquial  em Cachoeiro de Itapemirim na Paróquia Nosso Senhor dos Passos.

A Celebração Eucarística do dia 13/03 foi presidida pelo nosso Administrador Diocesano Pe Antonio Tatagiba que oficializou a nova administração com a leitura da carta de provisão para os fiéis presentes.

Que Deus abençoe e ilumine a nova etapa no ministério sacerdotal de Pe Luciano e Pe Antonio.


Pe Antonio Nazareth