domingo, 2 de novembro de 2014

Dia de Finados 2014

Hoje recordamos na Igreja os nossos irmãos que nos precederam nesse momento tão misterioso e real que é a hora da morte. Hoje é o dia em que se visitam os cemitérios para render uma homenagem àqueles entes queridos que já partiram deste mundo.

“E visitando os cemitérios para rezar com afeto e com amor pelos nossos defuntos, somos convidados, mais uma vez, a renovar com coragem e com força a nossa fé na vida eterna, aliás, a viver com esta grande esperança e testemunhá-la ao mundo: por detrás do presente não existe o nada.”
Bento XVI

O dia de finados deste ano de 2014 foi marcado pela  celebração da santa missa às 08:00 hs da manhã, em frente ao portão do cemitério municipal da cidade de Bom Jesus do Norte/ES. A cerimonia contou com a presença maciça da comunidade que lotou a rua, participou ativamente da celebração e o padre Antonio em sua partilha da palavra enfatizou o significado da celebração, e lembrou que o momento era de Saudade e não de tristeza, a morte nos dá a certeza da ressurreição. Apesar do sol forte o povo participou ativamente, e no final da cerimonia o padre Antonio procedeu à benção da água, previamente solicitada, que os fiéis aspergiram os túmulos de seus parentes, amigos, enfim todos os túmulos foram aspergidos, formando assim uma nova forma de cultuar os mortos, além das flores, água benta nos túmulos.