segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Santas Missões Populares na Comunidade Rural Santo Antonio (Paraíso) - 22/08/10

Equipe Missionária em frente a Igreja Santo Antonio


Oração da equipe antes de iniciar as visitas

A Comunidade Santo Antonio (Paraíso) situada na região do Barra Alegre conta com um considerável número de católicos. O local e a construção da Igreja  foi uma doação do falecido Sr Sebastião Baptista Pedroza e está localizada no sítio do Sr Marcos e Srª Marise.
Constatando a necessidade de um missão naquela comunidade, atendendo ao apelo do nosso Pároco e do
Conselho de Pastoral Paroquial a equipe missionária realizou as Santas Missões Populares
em diversas casas naquela comunidade.
A todos que se empenharam nessa missão que Deus os fortifique cada vez mais com o Seu Espírito!

ARRAIÁ DE TIÃO - Julho de 2010


Fotos do Arraiá do Tião acesse:

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Nosso Administrador Diocesano: Pe Antônio Tatagiba Vimercat


Assumo com alegria e fé

Pe. Antônio Tatagiba Vimercat
29-07-2010

Prezados irmãos Presbíteros, Diáconos Permanentes, Religiosos (as), Seminaristas e todo Povo de Deus.

Com alegria e fé assumo a missão de Administrador Diocesano de nossa Igreja particular de Cachoeiro de Itapemirim. Agradeço a Deus por este momento em minha vida e quero vivê-lo como Graça. Como discípulo missionário coloco-me a caminho para cultivar com todos o espírito de unidade, de comunhão e de participação. Somos uma Igreja viva e atuante. Agradeço aos irmãos presbíteros do Colégio de Consultores por me cofiarem esta missão e por estarem tão juntos no governo da Diocese. Mesmo estando muito no início, mas já está sendo uma experiência de profunda unidade, comunhão e participação.

O documento de Aparecida no número 169 diz: "A Diocese, presidida pelo Bispo, é o primeiro espaço da comunhão e da missão..." Na qualidade de Administrador Diocesano desejo, com todos vocês, trabalhar para fazer crescer este espírito de unidade, de comunhão e de participação e preparar bem nossa Diocese para a chegada do novo Bispo.

Além de outras atribuições do Administrador Diocesano previstas no Direito Canônico quero manter a agenda feita por Dom Célio cumprindo com a maioria das reuniões e celebrações. Nossas reuniões do clero serão mantidas. O Colégio dos Consultores se reunirá mensalmente presidido pelo Administrador e tratará dos assuntos do interesse de todos nós. Nosso antigo Conselho Diocesano de Pastoral (CPD) manterá as reuniões não mais como Conselho, mas como reunião pastoral para mantermos o ritmo pastoral como tão bem expressou Dom Célio quando partiu para sua nova missão. Estarei, às quartas-feiras, a partir das 08:30 - 12:00hs atendendo na Cúria Diocesana. Nos demais dias poderão entrar em contato comigo pelo telefone (28) 3522 7620 ou pelo celular (28) 9917 6046. Meu e-mail: vimercat@dci.org.br . Estou à disposição.

Também estarei presente nas reuniões do Sub-Regional Leste II (ES), Leste II (ES e MG) e na Assembléia Geral da CNBB (caso ainda não tenhamos o novo bispo).
"Os discípulos de Jesus são chamados a viver em comunhão com o Pai (1Jo 1,3) e com seu Filho morto e ressuscitado, na "comunhão no Espírito Santo" (1 Cor 13,13). O mistério da Trindade é a fonte, o modelo e a meta do mistério da Igreja: "um povo reunido pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo", chamado em Cristo "como sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano". A comunhão dos fiéis e das Igrejas locais do Povo de Deus se sustenta na comunhão com a Trindade" (DAp nº 155).
"A Igreja deve cumprir sua missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes (Mt 9, 35-36)..." ( DAp nº 31).

Rezem por mim e pela nossa Igreja.

Fraterno abraço em Cristo Ressuscitado!


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Repasse do Dízimo - Julho de 2010

"Porque onde está o teu tesouro
lá também está teu coração" Mt 6, 21

O repasse da formação do mês de conscientização do Dízimo (Julho) se deu através de  pequenas palestras com Jane (tesoureira paroquial), Dª Arlene (coord. Dízimo da Comunidade São Geraldo Magela), Ventura (coord. paroquial do Círculo Bíblico) e a presença do Pe. Luciano.
Enriquecendo a reflexão, a pastotal litúrgica através de nossos adolescentes e jovens apresentou uma bela encenação sobre o tema.