Assumo com alegria e fé
Pe. Antônio Tatagiba Vimercat
29-07-2010
Prezados irmãos Presbíteros, Diáconos Permanentes, Religiosos (as), Seminaristas e todo Povo de Deus.
Com alegria e fé assumo a missão de Administrador Diocesano de nossa Igreja particular de Cachoeiro de Itapemirim. Agradeço a Deus por este momento em minha vida e quero vivê-lo como Graça. Como discípulo missionário coloco-me a caminho para cultivar com todos o espírito de unidade, de comunhão e de participação. Somos uma Igreja viva e atuante. Agradeço aos irmãos presbíteros do Colégio de Consultores por me cofiarem esta missão e por estarem tão juntos no governo da Diocese. Mesmo estando muito no início, mas já está sendo uma experiência de profunda unidade, comunhão e participação.
O documento de Aparecida no número 169 diz: "A Diocese, presidida pelo Bispo, é o primeiro espaço da comunhão e da missão..." Na qualidade de Administrador Diocesano desejo, com todos vocês, trabalhar para fazer crescer este espírito de unidade, de comunhão e de participação e preparar bem nossa Diocese para a chegada do novo Bispo.
Além de outras atribuições do Administrador Diocesano previstas no Direito Canônico quero manter a agenda feita por Dom Célio cumprindo com a maioria das reuniões e celebrações. Nossas reuniões do clero serão mantidas. O Colégio dos Consultores se reunirá mensalmente presidido pelo Administrador e tratará dos assuntos do interesse de todos nós. Nosso antigo Conselho Diocesano de Pastoral (CPD) manterá as reuniões não mais como Conselho, mas como reunião pastoral para mantermos o ritmo pastoral como tão bem expressou Dom Célio quando partiu para sua nova missão. Estarei, às quartas-feiras, a partir das 08:30 - 12:00hs atendendo na Cúria Diocesana. Nos demais dias poderão entrar em contato comigo pelo telefone (28) 3522 7620 ou pelo celular (28) 9917 6046. Meu e-mail: vimercat@dci.org.br . Estou à disposição.
Também estarei presente nas reuniões do Sub-Regional Leste II (ES), Leste II (ES e MG) e na Assembléia Geral da CNBB (caso ainda não tenhamos o novo bispo).
"Os discípulos de Jesus são chamados a viver em comunhão com o Pai (1Jo 1,3) e com seu Filho morto e ressuscitado, na "comunhão no Espírito Santo" (1 Cor 13,13). O mistério da Trindade é a fonte, o modelo e a meta do mistério da Igreja: "um povo reunido pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo", chamado em Cristo "como sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano". A comunhão dos fiéis e das Igrejas locais do Povo de Deus se sustenta na comunhão com a Trindade" (DAp nº 155).
"A Igreja deve cumprir sua missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes (Mt 9, 35-36)..." ( DAp nº 31).
Rezem por mim e pela nossa Igreja.
Fraterno abraço em Cristo Ressuscitado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário