sexta-feira, 5 de setembro de 2008

AMÉRICA COM CRISTO

"América com Cristo, assim gritava o animador para os participantes do Congresso. E estes respondiam "Escuta, aprende e anuncia", num só coro. O clima era de festa, de comunhão, de unidade, união dos povos num único objetivo: cumprir o pedido de Jesus para sair em missão. Fazer parte do Terceiro Congresso Americano Missionário (CAM3) e do Oitavo Congresso Missionário Latino-Americano (COMLA8) foi uma experiência ímpar, sobretudo pelo espírito de alegria missionária que emanava naquele lugar. A acolhida das famílias de Quito foi outro fator que me deixou emocionado: fui acolhido como membro da família, e não mediram esforços, em meio a tamanha simplicidade, e colocaram tudo o que tinham à disposição para que eu pudesse me sentir bem. Também tive a oportunidade de sair em missão, em algumas casas, na paróquia San Jose del Inca, e em cada casa em que eu entrava, percebia muita alegria e esperança no olhar. Tinha em meu coração um sentimento de pequenez, muito embora, me tivessem como uma pessoa especial, por ser sacerdote.
Sentia-me pequeno. Mas o quanto esperavam por aquela bênção, um abraço, um sorriso, uma palavra de orientação, enfim, uma presença amiga! Eu me sentia às vezes sem saber o que fazer devido também à dificuldade de falar o espanhol. Contudo, o amor foi o melhor tradutor de toda essa história. Jesus foi anunciado. Jesus foi testemunhado. Jesus foi louvado por todos que visitamos.
O que trago dessa viagem não é só o ardor missionário, mas a experiência de ter sido muito amado por Deus, que me chama à missão. Enfim, a meta é aproximar-se de Jesus, conhecê-lo e deixar-se conhecer, aprender como discípulo e anunciar a Boa-nova a todas as gentes.

Pe Luciano Vial Orcino
Pároco da Paróquia São Geraldo Magela
Coordenador da Equipe Diocesana para Missão

Nenhum comentário:

Postar um comentário