quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

“Na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor” Lc 2, 11

Fonte: Google
Programação na Igreja Matriz:
VIGÍLIA DO NATAL: 20h
NATAL DE JESUS: 19h

Fonte: Google

Preparando o Natal

"Durante quatro semanas, a Igreja nos preparou para celebrarmos o nascimento de Jesus. Embora distante no tempo, o Naltal de Belém é um acontecimento atual, porque o Senhor menino continua nascendo entre nós em cada dia, a cada instante, nos gestos de amor, nos testemunhos e justiça e nos sinais de fraternidade, até o fim da história. Ele veio ao mundo para revelar o Pai e propor que os seres humanos vivam como irmãos; para fazer-se mais presente entre nós, na medida em que a convivência humana se enriquece com relacionamentos fraternos. Infelizmente a humanidade tem sido lenta na aprendizagem dessa virtude, pois ainda soletra mal a cartilha da fraternidade. Mais de 20 séculos de civilização cristã não bastaram para a tera tornar-se o berço da reconciliação universal profetizada por Izaías, mundo em que o cordeiro e o lôbo são amigos e as criancinhas não se envenenam ao brincarem com a serpente.

Dia 25 festejamos o nascimento de Jesus. É uma solene data no calendário litúrgico, assinalada por uma celebração que toca muito o coração das pessoas, mesmo o das que não se pautam pelas propostas da Igreja. Entretanto toda celebração da fé implica um compromisso. Não se pode, portanto, comemorar o Natal numa sociedade onde se encontrem seres humanos miseráveis, que buscam sobras de alimento em torno de mesas fartas e árvores carregadas de presentes, à vista de gente que nada possui. Atrás da cortina sonora das músicas natalinas, ouvem-se ainda os gemidos dos pobres, os preferidos do Menino de Belém. Tamanha desigualdade nega o Natal. É possível celebrá-lo num contexto tão contrário ao projeto de Deus?

A Igreja nos oferece o Advento para apressarmos a conclusão do reino messiânico inaugurado por aquela criança nascida pobre, na humildade de uma gruta."


D. Geraldo Majella Agnelo
Cardeal Arcebispo de Salvador
Fonte: Liturgia Diária dezembro/2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário