quarta-feira, 9 de junho de 2021

Tempo de Esmeraldas...


Para um garimpeiro encontrar esmeraldas é preciso ter paciência, às vezes faz-se necessário perfurar a rocha por dias, meses e até anos. Tem momentos que o trabalho exige um pouco mais de força e aí o trabalhador tem que utilizar métodos mais agressivos como implodir com dinamites. Em outras situações é necessário usar de delicadeza manusear ferramentas mais leves, bater com cuidado na rocha para evitar deslizamentos e quedas. O importante é que o garimpeiro, mesmo que tenha que mudar de rota, cavar outro caminho na rocha, ele jamais desiste porque seu objetivo é encontrar o tesouro.

Nossa paróquia São Geraldo Magela, há quarenta anos – bodas de esmeraldas – vem descobrindo tesouros, na verdade, são minas valiosas cheias de muitas pedras preciosas. A primogênita das pedras preciosas é a comunidade Santo Antônio, o santo que atrai tantos e tantos devotos e que a cada ano em sua trezena congrega diversos fiéis. Ah, Santo Antônio, esmeralda fiel dessa mina, Rogai por nós! E a partir dessa descoberta vieram todas as outras. O que não nos falta são esmeraldas! As comunidades rurais Santo Antônio Primor, São Marcos, São Calixto e Nossa Senhora Aparecida, quantos tesouros escondidos e que se revelam a cada ano; Esmeraldas de grande quilate! Povo fiel, provado no calor da mina, povo que sabe tomar a ferramenta a mão, cavar e desbravar o veio da terra na busca de seu dom maior.

Parece que somos ricos, porém somos milionários! Possuímos esmeraldas de todos os tons, são verdes cheias de fé e esperança, esmeraldas preciosas aos olhos do Pai. A comunidade São Sebastião, tão parecida com seu padroeiro, não negam a fé, um povo entusiasmado pela Palavra, é preciso evangelizar, apresentar o verdadeiro tesouro para aqueles que não fazem parte da mina. E, como a voz que clama no deserto temos a comunidade São João Batista, tesouro em cima do monte, visível para que outros se acheguem, porta a beira do caminho. Lá encontramos o Batista a apontar o caminho para a mina – Jesus é o grande tesouro. E, no meio de tantas esmeraldas, aparece aquela que nos protege e nos ensina a enxergar além, comunidade Santa Luzia, sua padroeira, mulher de fé e coragem, quantos ensinamentos podemos tirar olhando em seus olhos, pedras preciosas ofertadas a Deus.

E os tesouros da comunidade São José! Quanta riqueza na simplicidade de um povo! Povo alegre, firme, com um sorriso largo na face, sorriso de quem é rico por dentro, ricos do amor de Deus. A nossa caçulinha, comunidade Nossa Senhora de Fátima, lá em cima do monte, lugar do encontro com Deus, espaço para achar esmeraldas. Ó, Mãezinha, rogai por nós que recorremos a vós.

E a nossa matriz, a mãe de todas, a esmeralda maior. Surgiu pequena e tímida, há quarenta anos, e hoje, tempo de maturidade faz-se majestosa. Foi preciso garimpar muito para desvelar os tesouros. Quanta luta travamos nessa mina! Tantos padres que fizeram-se garimpeiros para encontrar tesouros. Precisaram exercer a arte do pastoreio para permitir que as ovelhas amadurecessem. É assim que se descobrem tesouros, na lida, na luta, na fé. A comunidade São Geraldo Magela, a matriz e mãe, que com olhos e coração atento acolhe seus filhos com calor e amizade, como uma mãe carinhosa nos apontando sempre em direção ao céu.

Não é por acaso que celebramos quarenta anos no domingo da Santíssima Trindade! Uma paróquia de verdade só é uma esmeralda lapidada, transparente e valiosa se for regida pelo Pai, no Filho e sobre as asas do Espírito Santo. Parabéns a você paroquiano, sinta-se como uma esmeralda dentro dessa mina que se chama Paróquia São Geraldo Magela. Somos todos valiosos, tesouros inestimáveis para Deus.

Cidinha Medeiros

RCC - Paróquia São Geraldo Magela


Nenhum comentário:

Postar um comentário