segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Tudo passa, só Deus não passará


Estamos chegando ao fim do ano litúrgico. No próximo domingo estaremos celebrando a festa de Cristo Rei. Todas as leituras são apocalípticas, elas nos conduzem para a finitude de todas as coisas. Como no domingo passado, a Palavra de Deus nos fala da fé e esperança na vida eterna.
O que ouvimos na leitura (cf. Malaquias 3, 19-20) e no Evangelho (cf. Lucas 21, 5-19) não é para nos apavorar, os sinais são demonstrações do amor e da misericórdia de Deus para conosco. Tudo passa, só Deus não passa. Tudo tem um final, só Deus é absoluto, o eterno.
Devemos aguardar um novo céu e uma nova terra, a nova Jerusalém, como está no livro do Apocalipse capítulo 21, trabalhando na construção do reino de justiça e paz.
No Evangelho (cf. Lc 21, 5-19) Jesus fala da destruição do templo. Para os judeus o templo era tudo. Imagine você levando anos para construir sua casa e alguém diz: tudo será destruído. Jesus se referia ao ataque romano em Jerusalém, e quer dizer para nós hoje que haverá um fim para todas as coisas, basta recordarmos das fases da nossa vida que passaram.
Diante dos desafios desse mundo, precisamos permanecer firmes para conquistarmos a vida eterna. É o Espírito Santo que nos fortalecerá, que falará em nós. “É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” (cf. Lc 21, 19).
Homilia do XXXIII Domingo do Tempo Comum - 18/11/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário