segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR. O SENHOR ESTÁ PERTO! Fil 4,4


Neste III Domingo do Advento a palavra de ordem é: ALEGRAI-VOS! Por isso os paramentos estão róseos simbolizando a alegria. A palavra do profeta Isaías 35, 1-6.10 são palavras de ânimo e encorajamento para aqueles que estavam longe de sua pátria e retornavam. Para nós podemos imaginar dentro da nossa realidade quando vem a enchente e inunda as casas, as pessoas precisam sair e depois retornam desanimadas diante do quadro desolador. Aquele povo se encontrava sem esperança, e do meio deles, surge alguém, uma voz profética que anuncia: “Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. Dizei às pessoas deprimidas: criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para nos salvar” Isaías 35, 3-4.
Uma luz brilhou no deserto! É o senhor que virá! No advento vivenciamos dois momentos: o Senhor que vem na sua primeira vinda e na sua segunda vinda. Enquanto aguardamos, precisamos ficar firmes, como diz a Palavra na leitura de São Tiago 5, 7-10: “Irmãos, ficai firmes até a vinda do Senhor”, e compara essa paciência com o agricultor que espera as chuvas. “Ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do senhor está próxima”, não é uma espera passiva, mas de movimento, de conversão. É Jesus que tem o poder de tudo transformar a partir das nossas escolhas.
João Batista é a voz que clama no deserto. O homem do testemunho. Ele se sucumbiu a Jesus o Senhor, o Messias esperado. Deus não precisa, mas Ele quer precisar de nós para anunciá-lo e precisamos uns dos outros. Contemple a pessoa que está do seu lado e sinta o quanto você precisa dela. O Padre (eu) preciso de você. Nesse tempo do advento peçamos ao Senhor a graça da conversão. Falar de Jesus, anunciá-lo é fácil, vivenciar a Palavra é um desafio. Precisamos testemunhar com a nossa vida, de sermos testemunhas de Cristo a exemplo de João Batista (cf. Mateus 11, 2-11).


(Síntese homilia Pe. Luciano no III Domingo do Advento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário