segunda-feira, 26 de maio de 2008

Buscar em primeiro lugar o reino de Deus: confiança na providência divina

VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 25/05/08
A Palavra de Deus no Evangelho de Mateus 6, 33 nos fala de valores: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça”. Vivemos numa sociedade marcada pela pressa, a rapidez de informações, pelo ativismo. O avanço da tecnologia muitas vezes faz com que o ser humano perca aquilo que é essencial pra sua vida em função da oportunidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Não estamos fazendo juízo de valor, mas alertando para que fiquemos atentos a essa realidade. Somos julgados muitas vezes pelo que fazemos e não pelo que somos então a maioria se vê tendo que fazer coisas o tempo todo para ser valorizado. Não há separação entre o ser e o fazer, eles se completam. O que somos nos leva a realizar, o que fazemos revela quem somos.
Deus se apresenta no Evangelho como um pai amoroso que cuida de todas as coisas, dos pássaros, da erva do campo, quanto mais não cuidará dos seus filhos!
Buscar o reino de Deus em primeiro lugar é colocar na ordem certa o que é essencial pra nossa vida, as outras coisas que também são importantes virão por acréscimo. Jesus não diz pra não as buscarmos isso não é proibido, mas ele diz: buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão dados por acréscimo (Mt 6, 33).
A primeira leitura (Is 49, 14-15) fala de um povo exilado que reclamava porque se sentia abandonado por Deus: “Disse Sião: o Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!”. Deus se apresenta nesta leitura como mãe: “Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti” Is 49, 15. Sabemos através da mídia da violência cometida por alguns pais para com seus filhos, mas isso é exceção, não é a regra!
Deus é pai e mãe que cuida dos seus filhos. Buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça é confiar na providência divina. As coisas não caem do céu, devemos buscá-las sabendo que tudo depende de Deus. Santo Inácio de Loyola nos seus escritos ensina que devemos fazer tudo como se tudo dependesse de nós, sabendo que tudo depende de Deus. Nos seus exercícios espirituais na busca do discernimento pra própria vida ensina que devemos nos afastar de tudo que nos afasta de Deus e nos aproximar de tudo que nos aproxima de Deus.
Busquemos o reino de Deus em primeiro lugar, e tudo o mais que for necessário pra nossa vida virá por acréscimo segundo a vontade de Deus. Amém.
Síntese da homilia do Pe. Luciano no VIII Domingo do Tempo Comum

2 comentários:

  1. Yugs, daw nabasahan ko naman ni sa iban nga blog?

    ResponderExcluir
  2. Hoje a minha oração é "fazer tudo como se dependesse de mim sabendo que tudo depende de Deus". O Pe José Augusto, da Canção Nova, perguntava assim: nós não valemos mais do que um pardal?
    25«Por isso vos digo: Não vos inquieteis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido? 26Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas?

    Lemos em S. Mateus, cap. 6,
    "27Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?

    28Porque vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! 29Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé?

    31Não vos preocupeis, dizendo: ‘Que comeremos, que beberemos, ou que vestiremos?’ 32Os pagãos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso Pai celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. 33Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. 34Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema.»

    Convém, no entanto, lembrar que nós também temos mais talentos que um simples pardal. E, honestamente, devemos pôr os nossos talentos a render: ir à nossa vida, lutar por ela, fazermo-nos ao mar!...

    ...Daí a verdade na oração de Stº Inácio.

    ResponderExcluir