sábado, 24 de maio de 2008

JESUS, O SENTIDO DA NOSSA MISSÃO

22/05/08 - CORPUS CHRISTI
Na solenidade de CORPUS CHRISTI - do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo a liturgia da Palavra nos fala de um Deus que nos alimenta, que nos dá vida.
Moisés na primeira leitura em Dt 8, 2-3.14-16 recorda o povo da presença de Deus, da Palavra que é alimento e do maná enviado para saciar a fome durante o tempo que caminharam no deserto. Comungar a Palavra e deixar-se ser transformado por ela é viver a encarnação. Assim como Cristo, o verbo se fez carne e habitou entre nós, também nós que comungamos do mesmo pão participamos desse único pão como diz São Paulo na 1 Carta aos Coríntios 10, 16-17. Formamos um só corpo em Cristo. Portanto a Palavra encarnada é vivermos as alegrias, angústias e provações à exemplo de Jesus.
Jesus é o pão vivo descido do céu (João 6, 51-58), como nos alimentamos com o pão que se mistura no nosso corpo, assim acontece com o pão Eucarístico, é Jesus que se dá em alimento para que tenhamos vida.
Celebrar esta solenidade só terá sentido para nós se formos transformados pelo pão da Palavra e pelo pão Eucarístico. A confecção dos tapetes é uma tradição em muitos lugares, é cultural, não é obrigatório. Fazemos por tradição. A procissão deve acontecer com ou sem tapetes. A festa solene do Corpo e Sangue de Jesus que caminha pelas ruas surgiu na Igreja para manifestar a presença real de Jesus na Eucaristia, oportunizar que todo o povo de Deus adore e reverencie Nosso Senhor Jesus Cristo. É Jesus que caminha à nossa frente e nós seguimos suas pegadas. Jesus é o sentido da nossa missão.

Síntese da homilia do Pe. Luciano na solenidade de CORPUS CHRISTI




21/05/08















Um comentário: