quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O INESPERADO DE DEUS

O encontro de Zaqueu com Jesus narrado no Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, no capítulo 19, 1-10 acredito ser uma passagem conhecida por muitos. Convido-os a refletirem comigo sobre a pressa de Zaqueu: “Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali” (v. 3-4). Ele encontrou um jeito de ver Jesus, antes que Ele passasse. Imaginemos a cena de uma forma diferente: Zaqueu lá embaixo, sem conseguir ver nada por sua baixa estatura, a multidão se comprimindo, alguns conseguindo vê-lo e Jesus passou. Depois, como todo acontecimento, as novidades... uns diriam: “estive com ele”, outro “eu o abracei”, outro “ele foi em minha casa”... e Zaqueu ficou com sua frustração... Ele não viu....
Mas voltemos ao texto, ao que de fato narra São Lucas: “Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: Zaqueu desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”(v. 5). Que susto!!! Eu??? Em minha casa??? Imaginemos a surpresa, o encantamento, a alegria de Zaqueu. Um cobrador de impostos considerado um ladrão, um pecador público sendo visitado por Jesus.
Zaqueu ao correr, ao adiantar-se para ver Jesus passar não deixou passar a oportunidade de fazer a experiência de pelo menos vê-lo, mesmo que de longe..., penso que ele não pretendia mais do que isso, vê-lo de longe, do alto da figueira. Mas ele promoveu esse encontro, colaborou para que acontecesse, mesmo sem saber o que estava por vir. E aí meus irmãos, Zaqueu experimentou o inesperado de Deus em sua vida.
Assim também nós temos a oportunidade de nos adiantarmos, de correr, não desperdiçar oportunidades para vermos Jesus passar. Claro que precisaremos subir na figueira que a vida nos apresenta, e ter a coragem de também descer, talvez vá exigir mais de nós, um esforço, mas é uma chance, uma oportunidade que não devemos deixar passar, ela é única. Por meio dessas iniciativas o inesperado acontece. Jesus deseja se encontrar conosco e como Zaqueu podemos experimentar a alegria do inesperado para nós, mas com certeza o esperado de Deus.
Não percamos as oportunidades!
Carla Regina Chierici Pereira Pedrosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário