O que significa Pentecostes?
É uma palavra que vem do grego e significa "quinquagésimo".
É o 50° dia depois da Páscoa. É a solenidade da vinda do Espírito Santo. Junto
com Natal e Páscoa, forma o tripé mais importante do Ano Litúrgico. Esse detalhe
ajuda a compreender por que Pentecostes pertence ao Ciclo da Páscoa.
Qual é a cor litúrgica de Pentecostes
e seu significado?
O vermelho domina essa solenidade, associado ao fogo,
símbolo do amor. 0 Espírito Santo é chamado de
"Espírito do amor".
Como surgiu a festa de Pentecostes?
Antes de ser uma festa dos cristãos, Pentecostes foi festa
dos judeus, e sua origem se perde nas sombras do passado. Antes de se chamar
assim, tinha outros nomes, e era uma festa agrícola. Em Êxodo 23,14-17 é
chamada de festa da Colheita, a festa dos primeiros feixes de trigo colhidos.
Em Êxodo 34,22 é chamada de festa das Semanas. Por que "festa das
semanas"? A explicação é dada pelo Levítico (23,15-21): calculavam-se 7
semanas a partir do inicio da colheita do trigo. 7 semanas = 49 dias.
Com o tempo, ela perdeu sua ligação com a vida dos
agricultores, recebeu o nome grego de Pentecostes e se tomou festa
cívico-religiosa. No tempo de Jesus, celebrada 50 dias apos a Páscoa, ela
recordava a dia em que no Monte Sinai, Deus entregou as tábuas da Lei a Moises.
Os Atos dos Apóstolos fazem coincidir a vinda do Espírito Santo com a festa
judaica de Pentecostes.
Quem recebeu o Espírito Santo no dia
de Pentecostes?
O episodio de
Pentecostes é narrado por Lucas em Atos 2,1-11. Sem muita reflexão, seriamos
tentados a responder que apenas os Doze apóstolos é que receberam o Espírito
Santo. Mas lendo com atenção o contexto desse acontecimento poderemos ter
surpresas.
De fato, Lucas disse, antes que viesse o Espírito: "Os
apóstolos voltaram para Jerusalém, pois se encontravam no chamado monte das
Oliveiras, não muito longe de Jerusalém: uma caminhada de sábado. Entraram na
cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam hospedar-se. Ai estavam
Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tome, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho
de Alfeu, Simão Zelote e Judas, filho de Tiago. Todos eles tinham os mesmos
sentimentos e eram assíduos na oração, junto com algumas mulheres, entre as
quais Maria, mãe de Jesus, e com as
irmãos de Jesus. Nesses dias, ai estava reunido um grupo de mais ou menos cento
e vinte pessoas" (Atos 1,12-15a). No dia de Pentecostes, já com Matias
substituindo o traidor Judas, Lucas afirma que "todos eles estavam
reunidos no mesmo lugar" (2,1). Na fala depois de terem recebido o
Espírito Santo, Pedro cita a profeta Joel, que previa a efusão do Espírito
sobre todas as pessoas: "Nos últimos dias, diz o Senhor, eu derramarei o
meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de vocês vão
profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos. E, naqueles dias,
derramarei o meu Espírito também sobre
meus servos e servas, e eles profetizarão" (2,17-18; veja Joel 3,1-5). Não
se pode, portanto, afirmar que somente os Doze ap6stolos e que receberam o
Espírito.
0 fenômeno de falar em línguas surgiu
em Pentecostes?
O dom de falar línguas estranhas era um fenômeno restrito
praticamente às comunidades cristãs de Corinto. Esse dom tem pouco a ver com a
Pentecostes de Atos 2,1-11. Lá em Corinto, as pessoas rezavam a Deus em línguas
estranhas,todas juntas, sem que alguém compreendesse coisa alguma. Paulo põe
ordem nessa "babel", mandando que orem um por vez, com interprete (1
Coríntios 12-14).
Em Atos as coisas são
bem diferentes: "Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a
falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações do mundo.
Quando ouviram barulho, todos se
reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os
discípulos falarem. Espantados e surpresos, diziam: 'Esses homens que estão
falando, não são todos galileus? Como é que cada um de nós os ouve em sua
própria língua materna? ... E cada um de nós em sua própria língua os ouve
anunciar as maravilhas de Deus!'" (2,4-8.11).
Lucas montou a cena de Pentecostes sobre o molde da entrega
da Lei a Moises, ou seja, sobre o molde do Pentecostes judaico. Compare Atos
2,1-11 com Êxodo 19,1-20,21, e anote as coincidências. Em Êxodo, todo o povo
reunido ao redor do monte; em Atos, o mundo inteiro reunido em Jerusalém. No
Êxodo, relâmpagos, trovões, nuvem escura etc., símbolos de teofania (=
manifestação de Deus); nos Atos, vento forte, línguas como de fogo, símbolos
teofânicos (= manifestação do Espírito de Deus).
Qual a mensagem de Pentecostes?
A mensagem vem ,
sobretudo das leituras dessa solenidade, que são sempre as mesmas: Atos 2,1-11;
1 Coríntios 12,3b-7.12-13; João 20,19-23. Eis alguns temas que deveriam ser
aprofundados. 1. O supremo dom do Pai e de Jesus a humanidade é o Espírito
Santo. 2. Soprando sobre os discípulos, Jesus esta recriando a humanidade
mediante o sopro do Espírito. 3. Recebendo o Espírito de Jesus, os cristãos
recebem igualmente a mesma missão. 4. O Espírito é dado a todos. Ninguém fica sem
ele, e ninguém o possui plenamente. 5. O Espírito leva a humanidade a formar
uma só família, no amor, diferentemente de Babel-confusão, em que as pessoas
não se entendem.
Um feliz e santo Domingo de Pentecostes!!!!!!
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