segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Só Deus é a solução diante do mistério da natureza humana

As leituras desse V Domingo do Tempo Comum nos conduzem a certeza de que a nossa vida é uma constante luta como a de Jó, o homem considerado por Deus justo e fiel. Recordando sua história, quem já teve a oportunidade de ler vai se lembrar de que o diabo desafia Deus, Jó só era justo porque tinha tudo, caso perdesse o que tinha de mais precioso não continuaria sendo fiel a Deus. E Deus permite que tudo seja retirado de Jó desde que não perca a vida. Ele perde riquezas, filhos, tudo... e permanece fiel. Ainda o diabo desafia Deus e Jó adoece, se torna um leproso. Assim chegamos a leitura de hoje, Jó consumido pela dor da lepra, não tinha descanso: “Se me deito penso: quando poderei levantar-me? E, ao amanhecer, espero novamente a tarde e me encho de sofrimentos até o anoitecer” (Jó 7, 4).
A nossa vida é assim, o sofrimento também nos assola. O que nos foi tirado? O que fazemos diante da dor? Que postura tomamos?
O Evangelho de hoje (Mc 1, 29-39) uma continuação do domingo passado Jesus realiza curas e libertações. Ele ergue a sogra de Simão que se encontrava doente. Jesus curou muitas pessoas que ali estavam.
Não há explicação racional para o que nos acontece. A vida humana é mistério de Deus. Queremos explicações para o mal que nos assola, muitos culpam alguém e até mesmo Deus. Só Deus é a resposta. Jesus é o Caminho que nos conduz ao Pai. Contemplar Jesus crucificado é encontrar a resposta somente em Deus.
O que fazer diante do sofrimento? Das pedras que surgem no nosso caminho? Diz uma historinha que me contaram que algumas pessoas ficam estagnadas e se tornam vítimas, não conseguem caminhar mais diante das pedras que surgem em suas vidas. Outras pegam as pedras e as atiram para todos os lados, revoltados com a própria vida amargam a vida dos outros, e tem aqueles que pegam as pedras e com elas constroem um lindo castelo, uma linda casa interior.
O Espírito Santo de Deus habita dentro de nós, só Ele nos dá condição de construirmos algo bom com aquilo que de mal nos acontece. Clamemos: Vem Espírito Santo!
Síntese da homilia do Pe Luciano no V Domingo do Tempo Comum - 08/02/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário