domingo, 28 de outubro de 2007

ASSUMIR-SE PEQUENO É RECONHECER-SE NECESSITADO DE DEUS

Neste domingo (28/10), XXX Domingo do Tempo Comum, comemoramos o DNJ - Dia Nacional da Juventude e recordamos a palavra do Papa João Paulo II aos jovens: Jovem não tenha medo de seguir Jesus Cristo. Você não perderá nada, mas ganhará tudo.
Aumenta a cada dia o índice de mortes de jovens por suicídio, jovens assassinando outros jovens. O mundo passa por transformações, avança velozmente a tecnologia e a ciência, a globalização é uma realidade, tudo contribui para o que se chama de dessacralização. Tirar o Senhor do centro da vida humana e o homem se sentir cada vez mais senhor de si. Isso é dessacralização.
Dentro de nós há uma necessidade existencial, sede de Deus, do Sagrado. Deus não precisa de nós. Nós é que precisamos de Deus. É o que Santo Inácio de Loyola chama de Princípio e Fundamento: nascemos para amar, servir, louvar e reverenciar ao nosso Deus.
O Evangelho de Lucas (18, 9-14) nos faz recordar o de domingo passado, da necessidade da oração. Orar sempre e nunca desistir.
Percebemos que o fariseu era um homem do bem: não era ladrão, nem desonesto, muito menos adúltero. Jejuava mais que o necessário e ainda dava o dízimo além do exigido de sua época. O cobrador de impostos era um pecador público, roubava do povo para o império romano e para si. No entanto, Jesus conta esta parábola para ensinar que a oração ouvida não é a do que se exalta, mas sim daquele que se reconhece como pequeno e pecador. Que assume sua verdade seja ela qual for. Assim fez o cobrador de impostos: olhou para dentro de si.
Jesus nos convida a oração da intimidade. Conhecer intimamente o Senhor como conhecemos o amigo e ele nos conhece. Com quem compartilhamos alegrias e tristezas. Aquele que revelamos a nossa verdade.
Assumir-se pequeno é reconhecer-se necessitado de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário