segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

I DOMINGO DA QUARESMA

PELA OBEDIÊNCIA DE UM SÓ, JESUS CRISTO,
A GRAÇA FOI DERRAMADA SOBRE TODA A HUMANIDADE
Iniciamos um novo tempo: a quaresma - tempo de conversão. Na verdade, um tempo de preparação para a nossa maior festa: a Páscoa!
Enquanto ela não for celebrada, nós nos preparamos, pela oração, pelo jejum e pela penitência (caridade).
A Igreja nos convida a um verdadeiro jejum, que pode significar nos tornarmos solidários com aquelas pessoas que passam fome. Como nos exortava a a leitura da quarta-feira de cinzas através do profeta Joel: "rasgai os vossos corações e não as vossas vestes" (Jl 2, 13).
É tempo de mudança, mudança de mentalidade e do coração. E pra nos ajudar nesta mudança a Igreja nos propõe a Campanha da Fraternide 2008 cujo tema é: Fraternidade e defesa da vida e o lema: Escolhe, pois, a vida (Dt 30, 19), cujo objetivo é lançar na sociedade uma reflexão e atitudes a favor da defesa da vida na sua concepção, desenvolvimento e fim natural.
Se ouvimos isso e observamos a quaresma, tempo de conversão, deve haver do que se converter: o pecado.
Para muitos, não existe pecado. Tudo é muito relativo. Sobretudo para os que se iludem com seu aparente sucesso e não sentem quando seu pecado faz sofrer os outros (pecado contra a vida). A Palavra de Deus nos ilumina a buscar o projeto de Deus que é vida: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida", "Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância" disse Jesus.
A primeira leitura (Gn 2, 7-9; 3, 1-7) e o evangelho de hoje (Mt 4, 1-11) mostram como satanás disfarça sua tentação por trás de bens aparentes: conhecimento que nos faz capazes de brincar de deus, satisfação material, poder, sucesso... desde que adoremos o diabo.
Todos, desde Adão até nós, caímos muitas vezes, ensina Paulo na segunda leitura (Rm 5, 12-19), mas Cristo nos remiu. Ele que venceu a tentação nos mostra o caminho. Por isso torna-se fundamento para nós. Pela obediência de um só, superabundou a graça.
Peçamos a Deus que tenhamos os mesmos sentimentos, as mesmas atitudes de Jesus, como diz a música, e ao chegar ao fim do dia dormirmos muito mais felizes.
(Síntese homilia Pe. Luciano Vial Orcino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário