quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

QUARESMA: TEMPO DE RASGAR O CORAÇÃO E APROXIMAR-SE MAIS DE DEUS

HOMILIA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Iniciamos um tempo muito especial na nossa vida de fé: a quaresma, que quer lembrar os quarenta dias que Jesus ficou no deserto, os quarenta anos do povo no deserto. Enfim, quer levar-nos a um retiro de aproximação maior ao amor misericordioso de Deus. Deus te ama, te escolheu e te propõe esta caminhada até a Páscoa do Senhor: sua passagem, da morte para a vida, nos concedendo assim o mesmo.Esta é a primeira quaresma depois da Conferência Episcopal de aparecida. E este tempo de caminhar com Jesus e com a Igreja, vem confirmar a nossa vocação de discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que todos os povos, N'Ele tenham vida, e vida em abundância.

Junto com o início da quaresma, tempo de conversão, de abrir-se mais às coisas de Deus, de deixar algumas coisas, pelo jejum, a oração e a esmola, práticas próprias deste tempo, fazemos a abertura da Campanha da Fraternidade 2008, cujo tema é "Fraternidade e defesa da vida" e o lema "Escolhe, pois, a vida" (Dt 30, 19).

Sabemos, em nossos tempos, que a defesa da vida é urgente. Foi assim que Jesus nos ensinou e nos ensina ainda hoje.

O Evangelho de hoje, tem tudo a ver com o significado que queremos viver, nesta quaresma. A palavra proclamada Mateus 6, 1-6.16-18, faz parte de um amplo discurso do Mestre, chamado de "sermão da montanha". Este é o primeiro dos cinco discursos. Jesus instrui sobre a oração, o jejum e a esmola. Três atitudes dos fariseus que são reinterpretadas, à luz do mistério pascal de Cristo.

Não basta estas atitudes por si mesmas, mas é necessário o cumprimento delas em comunhão com Deus, nosso Pai, que fazem com que deixemos algumas coisas, para dar mais espaço àquilo que é de Deus.

Escolher, pois, a vida, defendê-la na fraternidade, é a instrução para nós hoje, para uma conversão profunda e verdadeira do amor e da misericórdia do Pai, e não mero simbolismos e práticas inúteis e vazias.

Iniciamos a quaresma, o grande retiro espiritual das comunidades. É tempo de rasgar o coração e voltar para o Senhor, como diz o profeta Joel 2, 12-18. Tempo de retormar o caminho e de se abrir à graça do Senhor, que nos ouve e socorre, de toda e qualquer angústia.

Saiba mais: O que significam as cinzas?

Sacramento da Penitência

Acesse: http://psgeraldomagelaformacao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário